O Fórum

Somos um movimento de Secretarias de Missões das Assembleias de Deus do Nordeste, que tem como objetivos a Obra Missionária Transcultural, o trabalho da Evangelização Nacional nas regiões mais carentes e o fortalecimento da SENAMI – Secretaria Nacional de Missões, por meio de conhecimento mútuo dos trabalhos desenvolvidos e formação de parcerias que resultem na expansão do Reino Eterno de Cristo entre Todos os Povos. Para Isso, estamos anualmente realizando Fóruns de Missões com todos os Secretários de Missões das Assembleias de Deus do Nordeste e com outros Órgãos envolvidos no IDE do Senhor Jesus Cristo.

A necessidade desse movimento já ardia em vários corações de líderes de missões do Nordeste, mas coube à SEMADEC (Secretaria de Missões da Assembleia de Deus no Ceará – órgão da CONADEC) que na época tinha como Secretário Executivo de Missões o Pr. Francisco Paixão dar início a esse movimento, prontamente apoiado pelo Missionário Francisco Ramos da Paz, Secretário Executivo de Missões da SEMADI (Secretaria de Missões da Assembleia de Deus de Imperatriz no Maranhão). Por meio desses servos de Deus, tendo o Pr. Francisco Paixão como líder, o primeiro Fórum aconteceu no ano de 2005 na cidade de Fortaleza, Ceará, onde 7 dos 9 estados Nordestinos foram representados.

No Fórum em Fortaleza ficou acertado que essa reunião aconteceria anualmente de forma rotativa entre as sedes de convenções que se dispusessem a receber o Fórum. E assim no ano de 2006 foi a vez de João Pessoa-PB; 2007, Teresina-PI; 2008, Maceió-AL; 2009, Salvador-BA; 2010, Natal-RN; 2011, São Luís-MA, que sediou paralelamente o Primeiro Simpósio Nacional de Missões realizado pela SENAMI; 2012, Aracaju-SE; 2013, Campina Grande-PB; 2014, Imperatriz-MA e em 2015, Fortaleza-CE.

No Fórum realizado em Maceió, uma das decisões foi que o Fórum deixaria de ser apenas para Secretários Executivos de Missões e abrangeria também líderes de Missões das Assembleias de Deus do Nordeste. Neste mesmo Fórum ficou acertado em Ata que a cada 3 anos a presidência e a diretoria deveria ser reconduzida ou uma nova diretoria empossada.

A atual diretoria do Fórum de Líderes de Missões das Assembleias de Deus no Nordeste é composta pelo Pr. Eduardo Leandro Alves (SEMAD-PB) na presidência; pelo Pr. Francisco de Assis (SEMADEM) na vice-presidência; pelo Pr. Pedro Tadeu (SEMAD-CGPB) como 2º vice-presidente; pelo Pr. Renério Campos Verdes (SEMIT-PI) como 1º secretário; pelo Pr. Edvaldo Filho (CEEM da CEADEB) como 2º secretário. E os conselheiros são os pastores Francisco Paixão e Francisco Ramos.

Em todos os Fóruns são privilegiados palestras que venham a ampliar os debates para que as parcerias entre as Secretarias de Missões se desenvolvam, além de palestras que visem um maior envolvimento em áreas de afinidades que já são desenvolvidas por cada igreja e convenção. Além disso o Fórum busca ser um espaço sadio de produção missiológica com base nas Escrituras Sagradas que venham a gerar uma prática missionária com vistas a Glória de Deus, a edificação da Igreja e a salvação dos perdidos.

Após 8 Fóruns realizados, inúmeras parcerias foram formalizadas no envio de Missionários em conjunto, apoio a campos necessitados, visitas mútuas em Congressos de Missões e a elaboração de um site que possa reunir as informações das diversas Secretarias de Missões das Assembleias de Deus no Nordeste.

Pr. Eduardo Leandro Alves

presidente do Fórum e secretário da SEMAD-PB