11/08/2017 - 01:33

Nordeste para Cristo – Origens e propostas do devocionário de oração


Nordeste para CristoO Devocionário propõe uma campanha de oração pelo Nordeste do Brasil promovida pelas Igrejas e Convenções das Assembleias de Deus dos nove Estados da Região.

 A origem deste chamado à oração pelo Nordeste do Brasil se deu como resultado da reunião do 10º FÓRUM DE MISSÕES DO NORDESTE, realizado em Imperatriz, MA. No entanto, foi a partir do 11º FÓRUM DE MISSÕES DO NORDESTE, realizado na cidade de Fortaleza-CE, nos dias 18 e 19 de abril de 2015, que esse projeto começou “a tomar corpo”. Deus colocou um fardo de oração no coração desses pastores para chamar o maior número de cristãos possível para orar pelo Nordeste do Brasil.

O Fórum de Missões é um movimento de Secretarias de Missões das Assembleias de Deus do Nordeste, que tem como objetivos a obra missionária transcultural e o trabalho da evangelização nacional nas regiões mais carentes, por meio de conhecimento mútuo dos trabalhos desenvolvidos e formação de parcerias que resultem na expansão do Reino eterno de Cristo entre todos os povos. Para isso, estamos anualmente realizando Fóruns de Missões com todos os secretários de missões das Assembleias de Deus do Nordeste e com outros órgãos envolvidos no Ide do Senhor Jesus Cristo. O Fórum existe como um braço ativo do Conselho de Missões da UMADENE (União dos Ministros das Assembleias de Deus do Nordeste), visto que o Conselho de Missões é composto por um líder de missões indicado por cada Convenção nordestina, visando ser um ambiente mais amplo de debates e consultas missiológicas, pois busca alcançar lideranças missionárias de cada igreja (e não apenas as lideranças que estão nas Convenções Estaduais), com isso pode identificar as necessidades, gerar propostas e levá-las, via Conselho de Missões às lideranças da Igreja que compõem a UMADENE.

Embora Deus tenha dado um expressivo crescimento à igreja nordestina, ainda encontramos em nossas fronteiras geográficas centenas de zonas rurais consideradas não alcançadas pelo Evangelho de Jesus; possuímos a maior concentração de comunidades quilombolas, tribos indígenas e um crescente índice de criminalidade em nossas cidades (algo impensável no tempo de nossos pais).

Além de nossos desafios locais, sentimo-nos desafiados a buscar a Deus em oração por estratégias na expansão da missão transcultural. Como Igreja Assembleia de Deus nordestina, desejamos buscar a Deus coletivamente, com objetivos comuns bem delineados por nossas lideranças para sermos unânimes em nossos propósitos, sempre visando a Glória de Deus, a edificação da Igreja e a salvação dos perdidos.

 A campanha de oração pelo Nordeste do Brasil, em sua segunda edição, e, dessa vez (após aprovação na 32ª AGO da UMADENE realizada na cidade de João Pessoa, PB, entre os dias 4,5 e 6 de agosto de 2017), acontece como evento oficial das ADs do Nordeste, será realizada entre 9 de agosto e 8 de setembro de 2017, portanto, com a duração de 31 dias. Propõe sensibilizar o povo de Deus para que interceda por esta causa, e como resultado deste clamor, ações sejam colocadas em prática visando sanar essa lacuna.

É preciso demonstrar, destacar e reforçar a necessidade de a igreja evangélica nordestina assumir sua responsabilidade em alcançar seus conterrâneos para Jesus; isso só será alcançado iniciando intercessões objetivas, motivo primordial dessa campanha.

Urge, em todo o Nordeste, um plano estratégico que una não só as lideranças estaduais em torno da busca inexorável dos perdidos, abrindo mão de suas particularidades e vislumbrando toda a região como um só e grande desafio. Este é o clamor a ser apresentado a Deus nos devocionais contidos no livro.

Através dessa campanha de intercessão e ação, buscaremos a realização de consistentes ações de avanços evangelísticos alcançando pessoas carentes, prisioneiras de toda sorte de crenças, seitas e idolatria. Este é o foco de nossa petição ao Senhor nosso Deus. A oração dos justos fará a diferença.

Na utilização do Devocionário de Oração (mesmo que não possua o livro, mas pelo site e pela página do Facebook poderá ter acesso aos temas diários de oração), cada igreja determinará o modelo que aplicará, ou seja, se fará campanhas de oração diárias nos seus templos, se esse material será utilizado nos trabalhos de oração já existentes na igreja, se convocará 31 dias de jejum e oração e também incentivando cada família a desenvolver o culto doméstico diário em sua casa utilizando o livro. O que se deve buscar é a unidade da igreja em oração. O livro tem por objetivo trazer à visão de todos os nossos irmãos a urgência dessa mobilização espiritual.

No entanto, a oração precisa ser seguida de uma ação prática. Com essa visão, a campanha culminará como: NORDESTE PARA CRISTO. Uma ação evangelística no dia 9 de Setembro de 2017 (no dia subsequente ao término da campanha de oração) em todos os Estados de nossa região. Oxalá que alcancemos todas as cidades! Cada igreja definirá o modelo de cada mobilização, cruzadas evangelísticas, ação social… O importante é que nesse dia todas as igrejas estejam mobilizadas com projetos que visem a Glória de Deus e a Salvação dos perdidos.

O devocionário deste ano de 2017 será o mesmo utilizado em 2016. A proposta é que o devocionário seja bianual. O fato da mobilização de oração e da ação evangelística terem se tornado data oficial à partir desse ano, fará com que no próximo ano, já no mês de maio, na reunião do Fórum de Missões que ocorrerá em Parnamirim, RN, os devocionários (com novos textos produzidos pelos presidentes de Convenções/líderes de Missões) sejam distribuídos. Esses devocionários, impressos gratuitamente pela CPAD, e diagramados por uma equipe de voluntários, de vários estados nordestinos, serão vendidos por cada secretaria/Conselho de Missões com vistas à captação de recursos para os projetos de Missões/Evangelização no qual cada secretaria/Conselho esteja envolvida.

A partir do dia 9 de agosto, diariamente, a equipe de comunicação colocará nas redes sociais peças publicitárias com os temas de oração referente ao dia. O página no Facebook do Nordeste para Cristo disponibilizará muito material de divulgação para que possamos “encher” as redes sociais e mobilizar nossos irmãos à oração é a evangelização. Segue aqui o link da página: https://pt-br.facebook.com/NEparaCristo/

É verdade que os desafios são imensos! Mas precisamos dar os passos em direção às conquista daquilo que o Senhor já nos prometeu. Temos um sentimento que Deus, por sua Graça, nos abençoará. Junte-se a nós! Ainda há muita terra a ser conquistada.

 

Pr. Francisco de Assis

Presidente do Fórum de Líderes de Missões das ADs do NE

 

Pr. Eduardo Leandro Alves

Presidente do Conselho de Missões da UMADENE





Veja mais notícias: