04/04/2017 - 06:00

12º Fórum de Líderes de Missões é realizado na Assembleia de Deus em João Pessoa


12ª Conferência Missionária da ADPB A realização dos eventos anuais em diferentes cidades da região Nordeste vem confirmando o Fórum como um movimento de Secretarias de Missões das Assembleias de Deus nordestinas. A obra missionária transcultural, o trabalho de evangelização nacional nas regiões mais carentes e o fortalecimento da Secretaria Nacional de Missões (SENAMI), por meio de conhecimento mútuo dos trabalhos desenvolvidos e formação de parcerias que resultem na expansão do Reino eterno de Cristo, entre todos os povos, configuram-se como objetivos centrais do Fórum.

“A necessidade desse movimento já ardia em vários corações de líderes de missões do Nordeste, mas coube à SEMADEC (Secretaria de Missões da Assembleia de Deus no Ceará – órgão da CONADEC), que, na época, tinha como secretário executivo de missões o Pr. Francisco Paixão, dar início a esse movimento, prontamente apoiado pelo missionário Francisco Ramos da Paz, secretário executivo de missões da SEMADI (Secretaria de Missões da Assembleia de Deus de Imperatriz/MA). Por meio desses servos de Deus, tendo o Pr. Francisco Paixão como líder, o primeiro Fórum aconteceu no ano de 2005 na cidade de Fortaleza/CE, onde sete dos nove Estados nordestinos foram representados”, informou o Pr. Eduardo Leandro Alves, atual presidente do Fórum e secretário executivo de Missões da Assembleia de Deus na Paraíba (SEMAD-PB).

A capital paraibana, João Pessoa, recebeu a 2ª edição do Fórum em 2006. E dez anos depois, teve a honra de receber mais uma edição. Líderes de missões do Nordeste estiveram presentes no 12º Fórum de Missões. Mas não só eles, também participou do Fórum uma caravana que veio de Minas Gerais.

O Secretário Nacional de Missões, Pr. Anísio Nascimento, esteve presente durante os três dias e foi preletor em alguns horários. A programação que aconteceu de 18 a 20 de maio, no templo central da Assembleia de Deus na Paraíba, também contou com a participação do diretor da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), o Pr. Cassiano Luz, e com a participação dos pastores Paulo Locatelli (RS) e Saulo Gregório (MG).

O apoio dos pastores das Assembleias de Deus no Nordeste foi fundamental para a realização do evento. O Pr. José Carlos de Lima (presidente da AD na Paraíba e da Convenção de Ministros do Estado e União de Ministros das ADs no Nordeste – UMADENE) reforçou a necessidade da obra missionária e agradeceu a todos os irmãos que saíram de suas respectivas cidades para participar de um evento primordial para a missão da igreja de Cristo. No dia 20, esteve presente o 1º secretário da UMADENE, Pr. Daniel Nunes, da AD em Campina Grande/PB. E também o presidente da AD Templo Central em Fortaleza/CE, Pr. Antônio José.

Não só secretários executivos de missões, mas líderes de várias cidades do Nordeste puderam refletir juntos as estratégias e os desafios da obra missionária.

Para o pastor Anísio Nascimento, a participação no Fórum serve para estreitar laços das secretarias de missões da região com a SENAMI: “A Secretaria Nacional de Missões quer ser uma rede para obter e divulgar informações, além de estabelecer parcerias. Acredito que o Nordeste oferece um plano piloto para outras regiões do país”, disse o secretário nacional de Missões.

Avançar em tempos de crise foi o tema escolhido para essa edição, e para o Pr. Anísio, só quem continua fazendo missões nesse período delicado que o país está enfrentando é quem tem fé. Já para o presidente da AMTB, Pr. Cassiano Luz, a saída da crise passa necessariamente pela igreja: “No entanto, não podemos olhar para a crise como maldição. Se olharmos detalhadamente para a Bíblia Sagrada, vamos perceber que foi em tempos de crise que o povo sentiu muito mais carência de Deus, do que nos tempos de prosperidade”, destacou o líder da AMTB.

O próprio Pr. Cassiano tornou-se um dos apoiadores nos projetos que serão desenvolvidos pelos secretários de missões em suas respectivas cidades. E por falar em projetos, foi confirmada no Fórum em João Pessoa a realização da campanha “O Nordeste para Cristo”. Essa campanha trata-se de uma mobilização das Assembleias de Deus do Nordeste em orar e evangelizar. Para isso, um livro devocional de oração já foi elaborado com os pastores e secretários executivos da região, desde o Fórum do ano passado, e agora segue para impressão na Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil (CPAD), a qual é parceira no projeto de evangelização.

Serão 31 dias de oração, que vão iniciar no dia 16 de agosto e encerrar no dia 16 de setembro, sendo que no dia 17, haverá uma grande mobilização de evangelismo e ação social, simultânea em todos os Estados nordestinos. “Acredito que este chamado de oração servirá também para levantar todo o povo de Deus num esforço coletivo. Trabalharemos em unidade para promover o Reino de Deus e para despertar parceiros ministeriais na obra missionária”, enfatizou o líder da AD Templo Central em Fortaleza, Pr. Antônio José.

Em reunião com a mesa diretora do Fórum e os líderes de missões da região, foi decidido que o próximo evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2017. Além de João Pessoa, Teresina (PI), Maceió (AL), Salvador (BA), Natal (RN), São Luís (MA), Aracaju (SE), Campina Grande (PB), Imperatriz (MA) e Fortaleza (CE) já sediaram o evento. Quanto ao local em que será realizado o 13º Fórum, a diretoria do movimento informou que será divulgado em breve.

Ramon Nascimento





Veja mais notícias: